sábado, 24 de novembro de 2012

Desejo Leveza


Que o dia de hoje esteja trazendo o novo, a mudança e o grande voo! Que o agora seja vibrante em nossos corações sem projeções futuras, sem memórias passadas. Vamos experimentar o abandono dos pesos, vamos tentar ser como o pássaro que canta lá fora nesse exato momento, ser como a árvore que faz a sombra amena, como o sol que reflete vida a cada segundo.. Sintonizar o nosso eu nesse instante que está chegando, porque ele revela a única existência verdadeira e respira cheio de possibilidades reais. O instante de agora traz nele a mais pura semente germinável, aquela que é capaz de transformar todos os nossos conceitos condicionados. Sentir o contato, o toque suave desse dia, fechar nossos olhos e tentar absorver o agora o entendendo como o grande presente da energia, percebendo a grandiosidade que nos é oferecida quando abrimos realmente os braços para recebê-lo sem tensões, sem as interferências da mente, sem os pensamentos que o anulam. Recebê-lo com as portas do coração abertas e renascer, mergulhar, conhecer a consciência de ser na exuberância desse instante. Como borboletas que seguem em direção à Luz, que cada um de nós saiba abandonar os antigos casulos e voe em direção ao brilho da vida que está começando agora.
(Crystal Espaço Terapêutico)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Você se sente cansado por nenhuma razão aparente?





Sua energia desaparece à tarde? Depois de uma boa noite de sono, você ainda encontra dificuldades para pensar com clareza? Visite seu médico e ouvirá conselhos como fazer mais exercício. Cortar a cafeína. Evitar alimentos gordurosos e viver menos estressado (aí você pensa: “Como se isso fosse possível!”). Todos são conselhos válidos, mas o que eles não dizem é por que você se sente assim.
Durante períodos de estresse, talvez devido ao sentimento de sobrecarga, insatisfação ou incapacidade para realizar mudanças necessárias em sua vida, você tende a abusar mais de si mesmo. Um estilo de vida sedentário, aliado a alimentos que oferecem conforto e excessos alcoólicos, exige muito do fígado, tornando-o mais tenso, prejudicando assim seu funcionamento. Isso causa fadiga.
O padrão de contração do fígado é uma resposta do tipo ameba a um ambiente percebido como hostil a seus objetivos e representa um fechamento em seus impulsos espontâneos. Com o tempo, se isso não for revertido, pode ocasionar depressão crônica. Outros possíveis sinais incluem: olhos doloridos, enxaquecas, dor de cabeça, pescoço e tensão nos ombros, inchaço, fraqueza, irritabilidade, redução no interesse sexual e repetição do mantra “Eu estou tão cansado!”.
Quando manifestar um desses sintomas, não entre em pânico. É provável que você seja capaz de realizar com segurança sua própria cura explorando a técnica de medicina taoísta a seguir (O taoísmo é uma das filosofias de onde origina a Medicina Tradicional Chinesa, incluída nesta, a acupuntura).
Relaxe. Inspire profundamente. Expire profundamente. Com a mão direita voltada para cima, coloque os dedos sob as costelas do lado direito do seu corpo. Usando a mão esquerda para dar apoio à direita, pressione com delicadeza para dentro das costelas e para cima até encontrar resistência. Relaxe mais e mantenha a pressão suave, imaginando suas resistência derretendo como manteiga, até que ela realmente se desfaça. Continue respirando profundamente. Ao primeiro toque é comum sentir-se ofegante, mas não de forma desagradável. Esse é o padrão de contração se desfazendo. Depois de um minuto, mais ou menos, retire a mão lentamente. Todo o processo pode ser conduzido enquanto você se dedica a outras atividades, mas se estiver relaxado e concentrado na técnica, o resultado poderá ser mais intenso e satisfatório.


Para prevenir futuros bloqueios do fígado e aumentar sua energia, resistência e confiança, repita o procedimento três vezes por semana.
(Dr. Barefoot)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LAÇOS





Crie laços com as pessoas que lhe fazem bem, que lhes pareçam verdadeiras. Desfaça os nós que lhes prendem àquelas que foram significativas nas suas vidas, mas infelizmente, por vontade própria, deixaram de ser. Nó aperta, laço enfeita. Simples assim.
(Caio F. Abreu)



quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Está se sentindo fora de forma?



Bom... se você não é adepto do uso de medicamentos alopáticos, saiba que a acupuntura é uma excelente opção para a perda de peso. Logicamente que a acupuntura sozinha não irá fazer com que sua silhueta se afine, mas acompanhada de atividade física e alimentação saudável e equilibrada, a acupuntura se torna uma ferramenta muito eficiente no combate à obesidade.
A obesidade na visão da Medicina Chinesa, além de ser proveniente de uma quantidade de calorias ingeridas maior que a quantidade de calorias gastas, pode estar relacionada à retenção de umidade-fleuma, à lentidão dos processos metabólicos, ou ainda por um excesso de absorção de todas as formas de energia consumidas e consequentemente, o organismo transforma estes excessos em gordura acumulada.
A acupuntura atua no restabelecimento do equilíbrio do organismo como um todo, promovendo o equilíbrio do metabolismo, reduzindo a ansiedade e a compulsão por alimentos e auxiliando na sua digestão, isto é, facilitando a eliminação dos mesmos.
Para quem já leu os posts anteriores, saberá que o desequilíbrio não é apenas físico, corporal e estético, mas sim, que o desequilíbrio está primeiramente no corpo mental e espiritual. É importante que se eliminem algumas crenças limitantes que fazem com que a pessoa continue ganhando peso, ou então, não consiga eliminá-lo. Lembrem-se, ninguém ‘é’ gordo, e sim, as pessoas ‘estão gordas’, é um processo que foi construído com o passar do tempo e que é reversível.  Todos somos capazes, basta ter paciência, receber os estímulos corretos e ter força de vontade. Um trabalho em conjunto de Paciente e Terapeuta. Mãos à obra!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

SENTE-SE ENFERMO, SEM VITALIDADE, CANSADO, ESTRESSADO, ANSIOSO?





“Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de estados vibracionais da mente em desequilíbrio?”
“...quase sempre, a origem de toda enfermidade principia nos recessos do espírito. A doença, quando se manifesta no corpo físico, já está em sua fase conclusiva, em seu ciclo derradeiro. Ela teve início há muito tempo, provavelmente, naqueles períodos em que nos descontrolamos emocionalmente, contagiados que fomos por diversos vírus potentes e conhecidos como raiva, medo, tristeza, inveja, mágoa, ódio e culpa. Como a doença vem de dentro para fora, isto é, do espírito para a matéria, o encontro da cura também dependerá da renovação interior do ‘enfermo’..."
Portanto, se você sente que está emocionalmente desequilibrado, o melhor que tem a fazer é procurar reequilibrar seu organismo, suas emoções, para que não venha a sofrer do que a ciência médica chama de enfermidade. Quanto antes você corrigir um estado vibracional em desequilíbrio, menos prejuízos para seu corpo mental, espiritual e físico. Não espere que o desequilíbrio esteja enraizado em você, seja dono de seu próprio destino, de sua própria saúde. Ninguém está condenado a ser enfermo, nem mesmo aqueles que dizem possuir na sua genética o rótulo de serem propensos a determinadas doenças, pois ninguém 'é' ou 'possui' uma doença, e sim a enfermidade, o desequilíbrio está se apresentando em seu organismo como uma mensagem para que você possa ter a oportunidade de corrigir algumas instabilidades manifestadas.

Visão Holística da Saúde


Apesar da palavra "Holística" ser muito usada hoje em dia, ainda existe muito preconceito em relação à ela. Muitos ligam esta palavra a esoterismo, misticismo, charlatanismo. Outros a entendem como algo relacionado à espiritualidade e energia.

Na verdade, a palavra "Holística" vem da palavra grega "Holos" e significa INTEGRAL, INTEIRO, TOTAL. Quando falamos em saúde holística estamos tentando despertar a atenção das pessoas para o fato de não sermos apenas nosso corpo ou nossa mente. Somos corpo, mente, alma e emoções. Quando me refiro à alma não falo de visões religiosas ou reencarnacionistas. Falo de consciência, de essência. Isso todos nós temos.


Corpo, Mente, Alma e Emoções formam um conjunto que não pode ser dissociado. Ou seja, um desequilíbrio em uma destas partes compromete o todo. A maioria das pessoas cuidam muito do corpo e esquecem de cuidar da mente, das emoções. Outras valorizam muito a mente e mantem hábitos nocivos ao corpo.


Já foi comprovado que uma má alimentação, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa se sentir deprimida. Uma depressão ou estresse diminui a resistência de nosso sistema imunológico, nos deixando mais vulneráveis às doenças. Pensamentos nocivos liberam substâncias que intoxicam nosso organismo. Uma falta de conexão consigo mesmo, de consciência pode levar a uma sensação de frustração, de não saber o que se quer ou o que fazer para conseguir e pode, também, levar a psicossomatizações. Estes são apenas alguns exemplos de como uma coisa afeta a outra. Poderia citar ainda o câncer, que na maioria das vezes está ligado a ressentimentos, mágoas...


Para se manter saudável de verdade, evitar doenças vindas de psicossomatizações e outros incômodos é necessário se cuidar integralmente:


Corpo: alimentação saudável; dormir o necessário; evitar exageros seja de comida, bebida, atividades exaustivas, sexo; praticar exercícios físicos; utilizar-se de terapias corporais, como danças, massagens etc; evitar uso de drogas ou automedicação; respirar corretamente etc;


Mente: a forma como pensamos, como vemos o mundo, as crenças que temos, tudo isso influi tanto em nossa saúde quanto em nosso comportamento e relacionamento com o outro. A própria Programação Neurolinguística (PNL) vem mostrando como não conhecemos a realidade em si e sim uma representação da realidade. Você pode ver o mundo de uma forma diferente da que eu vejo. E esta forma pode ser prejudicial. Exemplo: uma pessoa que foi traída, pode olhar para todos com certa desconfiança, sempre esperando o pior de todo mundo e isto - a longo prazo - afetará suas relações interpessoais, podendo até mesmo levá-la a solidão e depressão. Para aprender a lidar com a mente você pode: fazer algum tipo de terapia (hoje existem diversos tipos como Reprogramação Biológica, PSYCH-K®, PNL, etc); meditação; mapas mentais; trabalhos de desenvolvimento tipo coaching etc.


Alma e Emoções: As emoções interferem na nossa conexão com nós mesmos, podem nos deixar desorientados, desequilibrados. Afetam nossa fisiologia e nossa bioenergia, causando distúrbios / enfermidades em nosso corpo e transtornos ou conflitos em nossa mente. Para equilibrar as emoções e entrar em contato com a nossa essência, com quem somos de verdade vale: investir em inteligência emocional; fazer atividades catárticas e prazerosas (arteterapia, esportes, danças etc); fazer algum tipo de terapia para maior consciência e libertação emocional; utilizar terapias energéticas / vibracionais que atuam em nosso corpo emocional como, por exemplo, o Reiki, Florais (Bach, Minas, Saint Germain etc), radiestesia entre outros; meditação; contato com a natureza; fazer o que gosta ou estar com pessoas agradáveis, que te fazem bem; Religião, não como instituição e sim como o verdadeiro "Religare". Muitos de nós estamos desconectados de nós mesmos, da fonte de energia que nos nutre - seja ela Deus, o Universo ou qualquer outro termo que queira usar - e da própria natureza. Nos sentimos fragmentados e isso é uma das causas de conflitos e enfermidades. Precisamos nos religar, encontrar nosso lugar no mundo e percebermos que estamos todos ligados de alguma forma.


Respeito a si mesmo e aos outros também contribui para uma vida mais saudável, mais íntegra. Quem se respeita sempre procurará fazer o que lhe trará maior qualidade de vida e saúde.


Claro que este texto é apenas um resumo do que é a visão holística da saúde. Convido cada um a buscar dentro da sua realidade outras formas de cuidar do próprio corpo, mente, alma e emoções, sempre buscando o equilíbrio entre todas as partes.


(por Dora Guiseline
www.revolucione.com.br)