quinta-feira, 7 de março de 2013


Por quê fazer Acupuntura?


 



No Oriente, a Acupuntura é utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa há milênios para curar todo tipo de doença. Ela tem por objetivo proporcionar o equilíbrio em nosso corpo, curando e prevenindo doenças através do estímulo em pontos específicos localizados ao longo dos meridianos (canais de energia) existentes em nosso corpo, aliviando assim a tensão e permitindo que a energia flua livremente. Cada meridiano está associado a um órgão do corpo e o estímulo de pontos no meridiano determinado, regulariza o funcionamento do órgão pelo qual este meridiano é responsável. Para que estejamos saudáveis, é necessário que não haja bloqueios nestes canais de energia.
A Acupuntura utiliza-se de agulhas muito finas, as quais promovem o desbloqueio nos canais de energia, melhorando o funcionamento dos órgãos e consequentemente a saúde do paciente. Com esse processo, a Acupuntura promove no organismo, a liberação de neurotransmissores, a produção de endorfinas, o estímulo do sistema imunológico, a melhora na circulação sanguínea, o aumento na produção de hormônios e etc.
Além da utilização de agulhas, também são usados nos tratamentos bastões de Moxa, sangrias, ventosas, massagem, pressão nos pontos de Acupuntura, laser, estimulação elétrica além de sementes, esferas ou agulhas semi-permanentes no pavilhão auricular.
Segundo a filosofia Oriental, as doenças se originam de dentro para fora do nosso organismo, normalmente surgem primeiramente de algum desequilíbrio emocional como o nervosismo, ansiedade, medo, preocupação, tristeza, raiva, mágoa, ressentimento, depressão, entre outros, portanto, a melhor forma de combatermos uma doença é tratando sua origem, e não apenas o sintoma final. Muito antes de termos um sintoma físico, nosso organismo já está apresentando algum tipo de desequilíbrio energético, que pode ser diagnosticado e tratado através da Acupuntura, antes mesmo da doença e seus sintomas físicos se apresentarem, desta forma, a Acupuntura sempre foi muito utilizada como um método preventivo de doenças, além de ser também uma abordagem curativa. O objetivo da Acupuntura é tratar o paciente como um todo, promovendo o equilíbrio geral do organismo e da mente, isto é, equilíbrio físico e emocional, para que haja harmonia e assim, um resultado eficiente. A Acupuntura pode, por si só, ser eleita como tratamento único para determinadas enfermidades, ou então, como tratamento coadjuvante e complementar de outras técnicas terapêuticas e/ou medicamentosas.
Mesmo quem não apresenta nenhum tipo de dor ou doença, pode se beneficiar da Acupuntura, uma vez que ela promove bem estar físico, mental e emocional facilitando o equilíbrio entre corpo e mente.